quarta-feira, 22 de junho de 2011

E já que a época é de quadrilha

... essa é do Grupo de Xaxado Pisada do Sertão (Paraíba)



A origem do xaxado é ligada ao universo dos cangaceiros. Segundo Câmara Cascudo (dicionário de folclore brasileiro), a própria palavra xa-xa-do é uma onomatopéia do xá-xá-xá produzido pelas alpercatas dos cangaceiros arrastadas no chão. Um dos elementos que deram origem ao xaxado foi o parraxaxá, canto utilizado pelos cangaceiros, que desafiavam os policiais militares.
"... eu não respeito poliça,
soldado nunca foi gente,
espero morrer de velho
dando carreira em tenente..."


A letra do xaxado é caracteristicamente agressiva, contundente e satírica. Um xaxado lírico é artificialidade irresponsável. A música é simples e contagiante como toda melodia feita para a memorização inconsciente, constando quadra e refrão repetidos em uníssono pelo bando.

A dança do xaxado é feita em fila indiana, em círculo, com os pés executando movimentos laterais, arrastando as alpercatas no chão e fazendo coreografias com os fuzis. O xaxado surgiu na primeira metade do século XX, na caatinga do alto sertão pernambucano. Inicialmente no xaxado só participavam homens, e a participação de mulheres se deu por meio da presença de Maria Bonita e outras mulheres no Bando de Lampião. O xaxado atingiu grande popularidade nas décadas de 40 e 50, por meio do rádio e de cantores como Luiz Gonzaga e Marinês.

Informações de acordo com o TCC de Humberto Colácio Carneiro (graduação em música/violão), onde o autor analisa a presença de gêneros da música nordestina na obra para violão solo de Paulo Bellinati.

Nenhum comentário:

Postar um comentário